Casa da Moeda homenageia Arsenal da Marinha do Rio
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nessa terça-feira (10), na Ilha das Cobras (RJ), uma medalha em homenagem aos 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro.
A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas da CMB, Paulo Ricardo de Mattos Ferreira. Também participaram do evento o almirante de Esquadra e comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, e o contra-almirante e engenheiro naval, Mario Ferreira Botelho.
"Aqui no Arsenal da Marinha se respira uma parte da história do Brasil", comentou o superintendente da CMB, Paulo Ricardo Ferreira.
Idealizada pela artista plástica Érika Takeyama, da CMB, o anverso da medalha é emoldurado por uma corda. A peça traz ainda o distintivo do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e as legendas “Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro", “250 anos” e a era “2013-1763”.
O reverso é formado pela vista da proa duas embarcações construídas pela Marinha: a Nau São Sebastião e o submarino Tikuna S-34.
Desde sua criação, o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro tem desempenhado papel relevante na condução das atividades relativas à construção e manutenção de fragatas, navios-patrulha, navio-escola, navios de assistência hospitalar, lanchas-patrulha, corvetas e submarinos.
A medalha pode ser adquirida pelo site da CMB ou através do Clube da Medalha. Outras informações pelos telefones (21) 2414-2365 / 2414-2375 / 2414-2567 ou pelo e-mail [email protected]
Fonte:
11/12/2013 12:24
Artigos Relacionados
Comissão aprova anistia de trabalhadores do Arsenal de Marinha
Casa da Moeda
Moeda de Prata homenageia Diamantina
Moeda homenageia os 50 anos de Brasília
Casa da Moeda do Brasil tem lucro de R$ 783 milhões
Casa da Moeda doa 47,4 milhões de cédulas ao Haiti