Casa da Moeda participa da Brasiliana 2013
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) participa, de 19 a 25 de novembro, da Brasiliana 2013, a principal exposição do calendário filatélico nas Américas. O evento faz parte das comemorações dos 350 anos dos Correios e acontece no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia de abertura da exposição, foram lançados o selo e a medalha em homenagem aos 350 anos dos Correios, ambos produzidos pela CMB.
Para conduzir a cerimônia de descaracterização do par de cunhos originais, que torna a medalha uma obra de arte rara no mercado do colecionismo, foi convidado o diretor vice-presidente de Administração e Finanças da CMB, Daniel Augusto Borges da Costa.
O diretor entregou ao presidente dos Correios e anfitrião do evento, Wagner Pinheiro de Oliveira, o par de cunhos descaracterizado e um exemplar em prata da medalha para compor o acervo da tricentenária empresa.
"Uma celebração dessa dimensão e magnitude cumpre a missão de contribuir para o desenvolvimento da filatelia mundial e despertar o interesse dos brasileiros pelo tema", comentou Daniel Borges.
Criada pelos artistas Paulo Roberto Baptista dos Santos e Monique Oliveira Porto, ambos da CMB, a medalha, em ouro, prata ou bronze, traz no anverso as logos comemorativas criadas para marcar o aniversário dos Correios.
Já a imagem do reverso simboliza as duas formas de atuação dos correios: em primeiro plano, a entrega por “SEDEX”, serviço de encomenda expressa; e, em segundo plano, a entrega “NORMAL”, com a importante participação da empresa como elemento de integração social. A frase “Correios/Sempre presente na vida da gente” resume toda a trajetória dos Correios ao longo de sua história.
Com tiragem de 210 mil, o desenho do selo foi feito pelo artista Paulo Roberto Baptista, da CMB.
A medalha e o selo comemorativo podem ser adquiridos no Envelope Filatélico Numismático Brasileiro (PNC), que reúne a medalha, o selo e o carimbo comemorativos. Eles estarão à venda no estande (número 318), das 10h às 20h, e no site da CMB.
Para obter outras informações sobre a Brasiliana, acesse o site.
Fonte:
Casa da Moeda
20/11/2013 14:33
Artigos Relacionados
Brasiliana 2013 reúne filatelistas de 70 países
Casa da Moeda
Casa da Moeda homenageia Arsenal da Marinha do Rio
Casa da Moeda do Brasil tem lucro de R$ 783 milhões
Casa da Moeda doa 47,4 milhões de cédulas ao Haiti
Casa da Moeda vai imprimir habilitações e certificados da Anac