Casa do trabalhador vai apoiar comunidade brasileira no Japão



O projeto-piloto Casa do Trabalhador Brasileiro será lançado na cidade de Hamamatsu, no Japão, país que tem uma das maiores comunidades brasileiras no exterior, com mais de 265 mil pessoas. O evento será realizado no sábado (31) e faz parte das comemorações de 20 anos da migração profissional entre Brasil e Japão.


Hamamatsu é uma cidade industrial e concentra a maior comunidade brasileira no Japão. A Casa será um local de referência aos brasileiros migrantes, oferecendo informações e tirando dúvidas sobre questões trabalhistas em relação à legislação do país de recepção. Também irão esclarecer sobre como buscar e como encaminhar denúncias de violação de direitos na institucionalidade do Japão.


O atendimento será feito por brasileiros contratados no local, em horários mais favoráveis aos brasileiros que trabalham, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. A Casa do Trabalhador Brasileiro proporcionará ao governo brasileiro a chance de conhecer as condições, necessidades e demandas trabalhistas da comunidade brasileira no Japão.


Já existe uma Casa do Trabalhar na fronteira do Brasil com o Paraguai, inaugurada em 2008, que atende a brasileiros que transitam por aquela fronteira. Está sendo desenvolvido também o Núcleo de Informação e Apoio aos Brasileiros Retornados do Exterior, que será inaugurado no bairro da Liberdade, em São Paulo. O projeto pretende atender aos brasileiros que retornaram do exterior, em especial aqueles que voltaram do Japão.


Dentro das comemorações dos 20 anos de migração entre Brasil e Japão, será realizado, na sexta-feira (30) o seminário "20 Anos dos Brasileiros no Japão", na Universidade das Nações Unidas, em Tóquio. 


No dia 1º de agosto, será realizada a festa popular "Dia dos Brasileiros no Japão", em Nagóia, com atrações culturais e serviços de informações ao público brasileiro.

 

O evento dará início a "Semana do Trabalhador Brasileiro no Japão", que será realizada entre os dias 2 e 8 de agosto, com o objetivo valorizar a história dos trabalhadores brasileiros no Japão e debater aspectos importantes das relações de trabalho.  Entre os dias 2 e 6 de agosto, os trabalhadores brasileiros poderão ainda procurar os Consulados-Gerais de Tóquio e Nagóia para atendimento especializado em questões trabalhistas.


Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego


Saiba mais sobre trabalho, emprego e renda no Portal Brasil.



05/08/2010 22:22


Artigos Relacionados


ONG vai apoiar brasileiros que vivem no Japão

(Flash) - Casa do Trabalhador 'Mário Covas' é o mais moderno Posto de Atendimento ao Trabalhador no

Sarney promete apoiar Museu Casa do Pontal

Sarney promete apoiar pleitos da Agência Espacial Brasileira

BB anuncia medidas de apoio à população brasileira no Japão

Missão agropecuária brasileira vai à China e ao Japão nesta semana