Sarney promete apoiar Museu Casa do Pontal



Recebidos, na manhã desta quarta-feira (17), pelo presidente do Senado, José Sarney, os diretores do Museu Casa do Pontal, Ângela Mascelani, Joana Correa e Lucas Vanderbilt, pediram apoio para efetivar Termos de Parceria com o Ministério da Cultura. Ângela Mascelani afirmou que a Casa do Pontal, localizada no Rio de Janeiro (RJ), tem o maior acervo de arte popular brasileira, da década de 40 até o século atual. E Sarney disse reconhecer o trabalho ali realizado e prometeu apoio à proposta.

A metodologia de um Termo de Parceria, conforme esses diretores, permite uma nova forma de relacionamento entre o poder público e a sociedade civil. É uma instituição híbrida entre o "contrato administrativo" e o "convênio", isto é, uma modalidade de instrumento jurídico feito entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

Os Termos de Parceria, segundo a diretora de projeto Joana Correa, podem permitir ao museu o financiamento de atividades de longa duração em projetos de importância social reconhecida. Ângela Mascelani informou ao presidente Sarney que a constituição desses Termos de Parceria já está sendo discutida com o Ministério da Cultura.

De acordo com esses diretores, o Museu Casa do Pontal está instalado próximo a uma reserva ecológica do bairro do Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, e mantém a exposição permanente de 5 mil obras de 200 artistas de todas as regiões do Brasil.



17/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


SARNEY PROMETE APOIAR DEFENSORES PÚBLICOS

Sarney promete apoiar movimento contra manicômios

Sarney promete apoiar exploração de algas no Maranhão

Sarney promete apoiar pleitos da Agência Espacial Brasileira

Museu Casa do Pontal lança passeio turístico pela orla carioca

"Uma Tarde no Museu" é proposta do Museu da Casa Brasileira para este sábado