Missão agropecuária brasileira vai à China e ao Japão nesta semana
A exportação da carne suína brasileira para os mercados chinês e japonês está na pauta de missão do Ministério da Agricultura aos dois países, nesta semana. Na quarta-feira(26), o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e técnicos do ministério também irão negociar a ampliação da lista de frigoríficos nacionais habilitados a exportar carne de aves in natura para a China. A reunião será com representantes da Administração-Geral de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ, sigla em inglês).
“Hoje, temos 25 indústrias aptas a comercializar o produto. A intenção é duplicarmos esse número”, informa Jardim. As empresas que vendem carne de aves para a China estão localizadas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Além da carne suína e de aves, a comitiva brasileira tratará do início dos embarques de gelatina e tabaco da Bahia. Atualmente, o Brasil está apto a vender tabaco do Rio Grande do Sul e negocia e reconhecimento do estado baiano como área livre de mofo azul, pré-requisito para a abertura do mercado chinês ao produto.
Japão
Na sexta-feira (28), os representantes do ministério se encontram com integrantes do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAFF, sigla em inglês). O secretário apresentará a proposta de roteiro para vinda de missão japonesa ao Brasil, no primeiro trimestre deste ano, para visitar indústrias de carne suína. O Japão é o maior importador mundial do produto e representa um mercado de US$ 4 bilhões por ano.
Exportações
A China é o país que mais compra produtos agrícolas do Brasil. Em 2010, as exportações do agronegócio para o país asiático renderam US$ 11 bilhões. O número representa crescimento de 23,4%, em relação ao registrado em 2009. Os principais produtos exportados para o país, no último ano, foram soja em grãos (US$ 7,1 bilhões), celulose (US$ 1,1 bilhão) e óleo de soja (US$ 786,4 milhões).
Para o Japão, o total exportado alcançou US$ 2,4 bilhões, o que equivale a 32,6% a mais que em 2009, com US$ 1,8 bilhão. Os destaques das vendas foram carne de frango in natura (US$ 906,5 milhões), café verde (US$ 389,8 milhões) e soja em grãos (192,6 milhões).
De acordo com a base de dados Comtrade da Organização das Nações Unidas (ONU) – que reúne as estatísticas sobre commodities - cerca de 90% da carne de frango importada pelos japoneses tem como origem o Brasil.
Fonte:
Ministério da Agricultura
24/02/2011 19:05
Artigos Relacionados
Missão agropecuária brasileira vai à China negociar venda de carne suína e de tabaco
Missão Empresarial brasileira fecha negócios na China em torno de US$ 7,4 milhões
País inicia nova relação comercial com a China, afirmam integrantes da missão brasileira
Objetivos da Missão Empresarial Brasil – Japão foram apresentados nesta quinta
Goldman apresenta oportunidades de investimentos na Missão Brasil-Japão
Secretaria de Desenvolvimento apóia a Missão empresarial Brasil-Japão