Casagrande acha que 'apagão' pode ter sido falha no sistema de segurança



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse não acreditar que o "apagão" ocorrido na terça-feira (10), que deixou sem energia elétrica 18 estados brasileiros, tenha sido causado por falhas no sistema de energia do país. Em sua opinião, é preciso saber se houve falha no sistema de segurança.

Rebatendo afirmação do senador José Agripino (DEM-RN), que havia apontado falhas no marco regulatório do setor elétrico, e culpado pelo "apagão" a ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, Casagrande garantiu que, nos últimos anos, foram feitos investimentos nas redes de transmissão e nos sistemas de segurança. Para ele, o problema não causará desgaste político ao governo, desde que não se repita.

Casagrande disse, ainda, que o problema precisa ser debatido com profundidade no Congresso Nacional e também defendeu o investimento em fontes alternativas de energia.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, em aparte, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou em mais de 100% as redes de transmissão de energia elétrica. Para ele, "é quase uma certeza" que houve sobrecarga no sistema de geração em Itaipu, o que gerou uma reação em cadeia, desligando todos os sistemas a partir daquela hidrelétrica. O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que o sistema brasileiro é o maior do mundo.



11/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Melo acha que credibilidade do Ministério Público pode ter sido atingida

Gleisi diz que não houve apagão, mas 'falha técnica inesperada'

Casagrande acha possível acordo para que só os líderes falem no julgamento de Renan

Alckmin divide falha na segurança com FHC

Heráclito vê falha de segurança na invasão de Tucuruí

Casagrande diz que CPI do Apagão Aéreo deve investigar desastre com avião da TAM