Gleisi diz que não houve apagão, mas 'falha técnica inesperada'




A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse nesta quarta-feira (9) que o mau funcionamento de um disjuntor na subestação Luiz Gonzaga provocou a queda em uma das suas linhas de transmissão e posteriormente o desligamento da subestação. A partir disso, sete estados da Região Nordeste ficaram sem luz por horas e, para a senadora, não se tratou de um "apagão" e sim de uma "falha técnica inesperada".

Gleisi disse que, ao longo da semana, muito se falou sobre o episódio "e por vezes de forma absolutamente equivocada", foram feitas comparações com o apagão de 2001. Ele lembrou o racionamento de energia ocorrido há dez anos durante o governo Fernando Henrique Cardoso e que durou 11 meses. Segundo ela, FHC abandonou completamente o planejamento no setor elétrico e preferiu relegar tudo ao mercado.

A senadora salientou que a "experiência trágica" do apagão de 2001 levou a então ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, a apresentar em 2003 um novo modelo para o setor elétrico. Segundo Gleisi, o Brasil não convive mais com incertezas sobre a geração futura de energia e a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é um marco na retomada do planejamento estratégico do setor.

- Eu tive a oportunidade de acompanhar, como diretora financeira de Itaipu, as discussões e a implementação desse modelo e digo que foi um dos planos mais ousados de reestruturação do sistema elétrico no mundo. Voltando ao incidente que gerou o blecaute da semana passada no Nordeste, convém lembrar que, de acordo com especialistas, tratou-se de um episódio raro, jamais registrado - afirmou.

De acordo com Gleisi, o sistema elétrico brasileiro é um dos mais modernos do mundo e sua manutenção é realizada com atenção e excelência necessárias. No caso específico da Subestação Luiz Gonzaga, a senadora disse que apesar do fabricante dos equipamentos recomendar a manutenção de oito em oito anos, as Centrais Hidrelétricas do São Francisco (Chesf) o faz de quatro em quatro anos, sendo que a última vistoria foi realizada em outubro do ano passado.



09/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande acha que 'apagão' pode ter sido falha no sistema de segurança

Gleisi Hoffmann assume Casa Civil e diz que atuará de forma técnica

JOSAPHAT RESSALTA A DOR DA MORTE INESPERADA

Suplicy queixa-se de reunião inesperada da CPI dos Bingos

Para Valadares, governo sofreu derrota inesperada na votação da MP que alonga as dívidas do crédito

Brasil falha no monitoramento do uso de agrotóxicos