Casagrande defende queda nos juros e no superávit primário



Continuar o processo de redução da taxa básica de juros e analisar a possibilidade de reduzir o percentual do superávit primário. Essas duas sugestões foram apresentadas pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), na noite desta quarta-feira (25), respectivamente ao Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e à área econômica do governo. Ele disse que essa medidas podem poupar recursos para serem investidos em outras áreas.

Casagrande contou que em audiência pública realizada na manhã desta quarta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, garantiu que apesar de o Brasil estar enfrentando uma desaceleração em sua economia, essa redução é menor que a registradas nos demais países da América Latina e nos Estados Unidos. Apenas a Índia e a China estariam com economias mais aquecidas que a brasileira.

Apesar do otimismo demonstrado pelo presidente do Banco Central, Casagrande alertou para a necessidade de as autoridades brasileiras não se contentarem ou se acomodarem com a situação. Ele recomendou a adoção de medidas para que o Brasil possa reaquecer sua economia e acelerar o ritmo de crescimento. O senador também sugeriu que a CAE e a Comissão de Acompanhamento da Crise acompanhem permanentemente a situação, visando contribuir para que o país supere o mais rapidamente possível os problemas que está enfrentando.

O senador pelo Espírito Santo também aplaudiu a iniciativa do governo federal de lançar o programa Minha Casa, Minha Vida, que pretende construir um milhão de moradias até 2010. Ele agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter aceito proposta que apresentou em parceria com o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o deputado Sarney Filho (PV-MA), para a adoção, nas novas casas, do aquecimento da água através de energia solar. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aplaudiu a iniciativa de Casagrande.



25/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil eleva meta de superavit primário a R$ 91 bi em 2011 para acelerar queda dos juros

Transferências para estados e municípios provocam queda do superavit primário em agosto

Aumento da meta de superavit primário abre espaço para redução de juros, diz Mantega

Jucá defende projeto que reduz superávit primário

Serys defende revisão na meta de superávit primário

Suplicy defende queda de juros