Serys defende revisão na meta de superávit primário



Mesmo concordando com a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o atual momento econômico brasileiro não permite aventuras, invencionices ou choques, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que tampouco o governo deve admitir conservadorismo. Nesse sentido, ela declarou que não é mais possível aceitar o que classificou de "absurda meta de superávit primário".

Na avaliação da senadora, o primeiro passo para a estruturação da nova equipe que ajudará o presidente Lula a governar durante os próximos quatro anos é escolher nomes comprometidos com as grandes causas do país. Ela elogiou pronunciamento feito recentemente pela líder do seu partido no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), que cobrou do presidente mais atenção para com os senadores e mais espaço para o PT no governo.

- Após a reunião da bancada, nossa líder Ideli apenas externou o clima que tomou conta dos senadores e senadoras do PT no Senado. A reivindicação é que o presidente Lula nos ponha na agenda, já que nos quatro anos do seu primeiro mandato ele reuniu a bancada de senadores do PT uma única vez - disse.

Além de diminuir os índices de pobreza no país e acelerar o recuo nas desigualdades sociais, um dos principais méritos do primeiro mandato de Lula, na opinião de Serys, foi ter inserido na pauta política o que ela chamou de "projeto de povo". Ela explicou que o governo federal teve a sensibilidade de promover mudanças visando prioritariamente melhorar a qualidade de vida da maioria da população.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que apesar de ser importante como uma ajuda aos pobres, o programa Bolsa-Família não pode ser considerado como uma iniciativa de combate à pobreza. Ele frisou que somente através do incentivo à geração de empregos o governo poderá alcançar o objetivo de reduzir a miséria no país.



16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo prevê cumprimento da meta de superavit primário

Congresso aprova redução da meta de superávit primário

COMISSÃO DE ORÇAMENTO APROVA META DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO

BC diz que cenário é favorável para cumprimento da meta de superavit primário

Fundo Soberano pode garantir meta de superávit primário

União supera meta e economiza R$ 75 bilhões com superávit primário de 2013