Suplicy defende queda de juros



A redução da taxa de juros Selic, fixada pelo Banco Central em 18% ao ano, voltou a ser defendida pelo líder do Bloco Oposição, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), como condicionante à retomada do crescimento econômico do país. -As taxas de juros altas acabaram contribuindo para que a economia não crescesse adequadamente-, afirmou em entrevista à Rádio Senado.

Na opinião do senador, é preciso administrar os recursos e instrumentos de política econômica de forma a viabilizar taxas de juros mais baixas, capazes de acelerar o crescimento da economia. Ao impulsionar o setor produtivo interno, essa medida também renderia reflexos positivos, conforme acrescentou, sobre a arrecadação tributária.

De acordo com Suplicy, esse efeito colateral daria uma folga ao caixa do governo e reduziria o peso dos gastos com o serviço das dívidas externa e interna, -cujo pagamento não pode deixar de ser honrado-. Outro benefício seria o de alavancar investimentos em programas sociais, contribuindo para diminuir as desigualdades de renda.

Segundo dados publicados pela imprensa, o Brasil deve precisar de US$ 43,4 bilhões para honrar as contas externas em 2003. Esses recursos serão necessários para garantir o pagamento de parcelas da dívida externa que vencem no próximo ano e para compensar o déficit em transações correntes do país, composto pelo resultado da balança comercial (diferença entre exportações e importações), da balança de serviços (viagens internacionais, pagamento de juros, remessas de lucros e dividendos) e das transferências unilaterais (dinheiro remetido para o país por quem mora no exterior e vice-versa).



28/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia queda da taxa básica de juros

Paulo Octávio defende queda nos juros imobiliários

Lindbergh Farias defende queda da taxa de juros

Casagrande defende queda nos juros e no superávit primário

Capiberibe defende mudança no modelo de desenvolvimento e queda dos juros

TIÃO VIANA DEFENDE QUEDA DOS JUROS E REFORMA TRIBUTÁRIA