Zambiasi faz balanço de sua atuação à frente da Comissão do Mercosul



Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (16), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) fez um balanço de suas atividades à frente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, que foi extinta esse mês para dar lugar à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, cujo presidente, eleito recentemente, é o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

Juntamente com Mesquita Júnior, lembrou Zambiasi, foram eleitos os deputados George Hilton (PP-MG) e Claudio Diaz (PSDB-RS), respectivamente 1º e 2º vice-presidentes da representação.

Zambiasi lembrou que nos últimos dois anos ajudou o bloco na criação de "um dos mais importantes instrumentos para a integração sul-americana", o Parlamento do Mercosul.

- Avançamos na compreensão da importância da integração dos povos sul-americanos - disse Zambiasi.

O senador também destacou as criações do Regimento Interno do Parlamento do Mercosul e do Fundo Estrutural do Mercosul. Esse fundo, ressaltou o senador, irá viabilizar um programa especial de combate à febre aftosa nas fronteiras do Brasil com Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Zambiasi agradeceu a todos os colegas parlamentares pelo apoio durante sua gestão na Comissão do Mercosul e destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara e do Senado no fortalecimento do bloco.

- O Mercosul, além de bloco econômico fundamental para a inserção soberana na economia global, é decisivo para integrar os povos em todos os aspectos da vida, sejam políticos, sociais ou culturais. Assim como ocorre na Europa, onde seus habitantes, independente dos países de origem, consideram-se "cidadãos europeus", temos de perseguir e atingir este objetivo de nos tratarmos e sermos todos, aqui neste continente, considerados cidadãos sul-americanos, ou mercosulinos - concluiu.



16/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi relata reunião da Comissão Parlamentar do Mercosul

Zambiasi assume presidência de comissão e anuncia instalação em novembro de Parlamento do Mercosul

Casagrande faz balanço de sua gestão à frente da CMA

ODACIR FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DA FRENTE DO COOPERATIVISMO

Collor fez balanço do biênio 2009-2010 à frente da CI

Francelino elogia atuação de Pazzianotto à frente do TST