Casagrande saúda presidente do IPCC e defende debate sobre energia alternativa



Em nome do Senado Federal, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) deu boas vindas a Rajendra Pachauri,presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 com o ex-vice-presidente norte americano Al Gore. Rajendra Pachauri estava em visita ao Senado. 

Casagrande ressaltou o trabalho desenvolvido pelo indiano e disse que o Senado tem um grupo de trabalho em que vários parlamentares debatem constantemente a questão ambiental, contando inclusive com a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PT-AC) que é referência internacional nesta área. O senador observou que o fortalecimento do debate ambiental se deve ao trabalho desenvolvido pelo IPCC.

- Os relatórios do IPCC servem de base para os nossos estudos e pesquisas, mas causaram um grande impacto político na sociedade, que passou a pressionar os governantes, os acadêmicos e quem tem a capacidade de implementar uma política nessa área. Tanto é que agora o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a política nacional sobre mudanças climáticas - afirmou.

O senador lembrou que ainda é preciso um bom protocolo com os países ricos após 2012, saindo do discurso e caminhando para a implementação efetiva de políticas de combate à emissão de carbono. Na avaliação de Casagrande, também é preciso sair do debate do interesse comercial e partir para o debate de fontes alternativas de energia.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI debate eletricidade alternativa em ciclo sobre energia e desenvolvimento

Comissão debate energia eólica como alternativa de geração energética

MP sobre fonte alternativa de energia deverá ser votada nesta quarta

Representante do Fórum de Mudanças Climáticas defende mais debate sobre conversão de energia

Presidente do IPCC visita o Senado

Começa debate com especialista do IPCC