Casagrande: Senado precisa de agenda positiva para se reaproximar da sociedade



O Senado precisa de uma agenda positiva para se reaproximar da sociedade, votando matérias importantes e superando a paralisia que afetou o Congresso Nacional nos últimos três anos. A avaliação é do líder do PSB, senador Renato Casagrande (ES), em discurso no Plenário nesta terça-feira (12).

- Acredito que temos condições de recuperar parte do tempo perdido de 2007 - disse.

O parlamentar afirmou que, mesmo com a iminente instalação da comissão parlamentar de inquérito que deverá investigar o uso dos cartões corporativos pelo governo e com a realização das eleições municipais no segundo semestre, o Senado não pode deixar de aprovar projetos e manter o diálogo com a Câmara dos Deputados.

Renato Casagrande citou exemplos de proposições que devem ser votadas rapidamente: a limitação do voto secreto, o regimento interno do Conselho de Ética, o afastamento dos cargos de direção dos órgãos e comissões da Casa dos parlamentares que estiverem sendo investigados pelo Conselho de Ética, as reformas política e tributária, a regulamentação das agências reguladoras e o problema da aposentadoria compulsória de magistrados que cometerem atos ilícitos.

Além dessas matérias, Casagrande pediu pressa na votação da proposta que limita a edição de medidas provisórias, dos vetos presidenciais, das matérias que abordam a questão das mudanças climáticas e o pacote de segurança pública. O parlamentar pediu ainda que o presidente do Senado, Garibaldi Alves, crie uma comissão formada por juristas para reformar os Códigos Penal, de Processo Penal e de Processo Civil.

12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande propõe temas para agenda positiva do Senado

FGV quer agenda positiva para o Senado

Arlindo pede uma agenda positiva para o Senado

Neuto de Conto defende agenda positiva para o Senado

PMDB vai propor 'agenda positiva' para votações no Senado

Para Casagrande, Senado dá grande contribuição à sociedade com aprovação do novo CPP