Casagrande sugere que Câmara e Senado discutam em conjunto proposta de reforma política
Ao fazer um balanço dos resultados das eleições para o seu partido, em discurso nesta quarta-feira (8), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) sugeriu que Câmara e Senado discutam, em conjunto, uma proposta de reforma política. Ele apontou a existência de desvios no sistema partidário, o que, muitas vezes, leva os eleitos a não representarem a vontade da população.
Casagrande criticou a presença forte do poder financeiro nas campanhas e afirmou serem necessárias alterações no sistema de financiamento. Também demonstrou insatisfação com a atuação dos institutos de pesquisa e sugeriu que os resultados das coletas não sejam mais divulgados até 15 dias antes das eleições "para que os eleitores não sejam induzidos", seja pelo vigor de um candidato que viu seus números se elevarem, seja pelo apatia do que verificou queda em seus índices. O parlamentar também criticou o instituto da reeleição, "uma desigualdade extrema". E apontou distorções existentes no sistema majoritário, utilizado para a escolha de deputados e vereadores, que pode levar um candidato pouco votado a tomar posse.
PSB
Renato Casagrande também citou os resultados do seu partido nessas eleições, em que elegeu 310 prefeitos, contra 174, em 2004; e 3 mil vereadores - mil a mais do que na eleição anterior. O PSB elegeu os prefeitos de duas capitais - João Pessoa (PB) e Boa Vista (RR) - e disputa o segundo turno em Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Macapá (AP).
Casagrande também elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral, especialmente pela rápida apuração dos resultados.
08/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões da reforma política do Senado e da Câmara vão trabalhar em conjunto
Comissões de Reforma Política do Senado e da Câmara vão trabalhar em conjunto, diz Sarney
Marco Maciel sugere a candidatos que discutam a política externa brasileira
Tião Viana acha difícil Câmara aprovar reforma política e sugere "miniassembléia constituinte"
Entidades entregam ao presidente da Câmara proposta de reforma política de iniciativa popular
Reforma administrativa do Senado: Heráclito sugere votação da proposta nesta quinta-feira