Casildo defende investimentos em mobilidade urbana



Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) classificou como "verdadeiro genocídio" e questão de saúde pública a quantidade de mortes no trânsito. Ele defendeu a busca de "alternativas viáveis e humanizadas" para a mobilidade urbana.

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde apresentadas pelo senador, em 2011 morreram quase 45 mil pessoas em acidentes de trânsito no Brasil - "mais de cinco por hora", frisou Casildo - e, em 2012, foram pagas 508 mil indenizações pelo DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) somando mais de R$ 2,8 bilhões.

- Tal quadro nos obriga a buscar alternativas, que, por óbvio, não compõe um rol conclusivo. É preciso investir fortemente em educação no trânsito, melhorias em nossa infraestrutura rodoviária e uma ação ainda mais forte na repressão dos excessos - opinou.

Casildo - que chamou a atenção para os baixos orçamentos de estados e municípios para investimento em mobilidade urbana - criticou a precariedade do serviço de ônibus, a cobertura limitada dos metrôs e a pouca extensão de ciclovias nas cidades brasileiras. Ele defendeu a ampliação de parcerias com a iniciativa privada de modo a tornar possíveis os investimentos necessários em transporte.

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) salientou o alto custo e a ineficiência do transporte público e cumprimentou o governo federal pela iniciativa de aumentar o investimento no setor.



16/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner: candidatos a prefeito devem se preocupar com mobilidade urbana

Gim comemora investimentos do PAC na mobilidade urbana

Dilma anuncia investimentos em mobilidade urbana

País reforça investimentos em mobilidade urbana

Investimentos em mobilidade urbana são benefícios para população

Dilma anuncia investimentos em mobilidade urbana no Piauí