Casildo Maldaner: candidatos a prefeito devem se preocupar com mobilidade urbana
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse, nesta quarta-feira (2) que os candidatos a prefeito devem incluir estratégias eficazes de mobilidade urbana em suas plataformas de ação. Ele lembrou que o conceito de mobilidade urbana abrange transporte coletivo de qualidade, engenharia de tráfego eficiente e acessibilidade para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.
– Sem dúvida é indispensável que nossos futuros administradores municipais preocupem-se genuinamente com esta questão, pois a realidade está ainda muito distante do que desejamos – lamentou.
O senador citou levantamento realizado pelo portal Mobilize, que avaliou o estado de calçadas de doze capitais do país, usando critérios como estado do piso, iluminação, presença de rampas de acessibilidade para cadeirantes e existência de obstáculos que dificultam a circulação.
Na média geral, em valores de zero a 10, apenas duas cidades conseguiram índices acima de sete e nenhuma chegou a oito. De acordo com Casildo, a constatação da equipe responsável pelo levantamento foi de que, de forma geral, a maior parte das ruas avaliadas carece de melhorias e correções.
– Se essa situação é alarmente para o dito cidadão comum, quais são os reflexos para o portador de necessidades especiais? No Brasil, apesar de não dispormos de dados estatísticos atualizados, acredita-se que tenhamos cerca de 24,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência permanente, mais de 12,5% da população – destacou.
Casildo Maldaner disse que é “imperioso” garantir a liberdade de ir e vir prevista na Constituição.
– Os cidadãos portadores de deficiência não podem ser submetidos à ultrajante situação de verem-se impedidos de circular livremente pela ausência de uma simples rampa.
02/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo defende investimentos em mobilidade urbana
Ministro recebe prefeito de Teresina para discutir mobilidade urbana
APP em área urbana preocupa Jorge Viana e Casildo Maldaner
Casildo Maldaner comemora decisão do TSE de barrar candidatos com contas rejeitadas
Casildo Maldaner lamenta tragédia no Rio e diz que autoridades devem tomar medidas de segurança
Álvaro Dias: candidatos têm que se preocupar com dívida pública e comércio externo