Casildo elogia cooperativas do oeste catarinense
Maldaner apontou a Cooperativa Central do Oeste Catarinense Aurora como uma das mais atuantes do país, ressaltando que a empresa tem cerca de 40 mil associados e teve faturamento de R$ 766 milhões no ano passado. Conforme o senador, o presidente da cooperativa, Aury Luiz Bodanese, disse que embora acredite na força do cooperativismo, o investimento do governo nas áreas de infra-estrutura, transporte, saúde e educação é fundamental para a contenção do exôdo rural.
Em relação à tecnologia implementada pela Embrapa nas cooperativas do oeste catarinense, Maldaner destacou o emprego da técnica de melhoria genética de animais, aplicada por aquela empresa na criação suína da Cooperativa Aurora. Com o uso da técnica, disse, o número de porcos machos vendidos passou de 195, em 1996, para 2,7 mil, em 2000, e o de fêmeas passou, no mesmo período, de 2,9 mil para mais de 40 mil.
O senador ressaltou também o apoio tecnológico da Embrapa para a avicultura da Cooperativa Aurora, que desenvolveu a criação do frango "verde", ou "orgânico", cujo mercado, praticamente inexistente no Brasil, é muito forte nos Estados Unidos e nos países europeus.
Na avaliação do senador, o cooperativismo e a tecnologia são pilares fundamentais para dinamizar a produção agrária no país, prevenir o êxodo rural e promover o desenvolvimento econômico "com justiça social".
18/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Duplicação da BR-262 está entre as reivindicações do oeste catarinense, informa Casildo
CASILDO MALDANER ELOGIA CRESCIMENTO CATARINENSE
Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense
Casildo elogia plano de ação do governo catarinense para evitar enchentes
Casildo homenageia advogado catarinense
Casildo Maldaner aplaude livro de escritor catarinense