Casildo Maldaner aplaude livro de escritor catarinense



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ressaltou a oportunidade do lançamento do livro do jornalista e escritor de Santa Catarina Paulo Ramos Derengoski, intitulado "No Contestado", que resgata um dos episódios mais importantes da história do estado, a guerra do Contestado, entre 1912 e 1916, e envolve, segundo o senador, questões de limites com o Estado do Paraná e problemáticas ainda atuais, como o privilégio de alguns em detrimento da maioria, selvageria do capital internacional e manipulação das massas.

Maldaner aplaudiu a sensibilidade com que Derengoski investigou o tema, agrupando os elementos imprescindíveis para se conhecer mais e melhor a história de Santa Catarina. Ele elogiou o discernimento do Ministério da Cultura e das Centrais Elétricas do estado por terem patrocinado a publicação da obra.

Segundo Maldaner, muitos quiseram afirmar que as novas tecnologias e a globalização do mundo por meio dos computadores tornaram o livro obsoleto nos tempos modernos, mas tal não aconteceu.

- Livros como o de Derengoski representam mais do que uma versão dos fatos. Representam o resgate de uma história, dos fatos que marcaram para sempre a vida dos catarinenses, mostrando que o estado nasceu de lutas, não foi criado por decreto - concluiu.

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CASILDO MALDANER ELOGIA CRESCIMENTO CATARINENSE

Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense

Para Casildo Maldaner, governo catarinense deve arcar com a dívida dos agricultores

Casildo homenageia advogado catarinense

Casildo elogia cooperativas do oeste catarinense

Casildo destaca avanços no setor tecnológico catarinense