Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou nesta quinta-feira (17) o modelo de gestão descentralizada do atual governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Na avaliação do parlamentar, o sistema, baseado na divisão do estado em microrregiões, tem demonstrado sucesso, e poderia ser aplicado também no governo federal.

De acordo com o senador, o governo catarinense dividiu o estado (que tem 293 municípios) em 36 microrregiões, cada uma com sua respectiva secretaria regional de desenvolvimento. Cada microrregião tem no comando um secretário, que trabalha com gerentes de educação, de saúde, de agricultura, entre outros, acrescentou o senador.

- Então, em cada região, de acordo com a sua vocação, foi criada uma espécie de regional para atender às aspirações daquela região específica, seu meio de vida, sua vocação de produção, inclusive, com orçamento regionalizado, descentralizado - disse.

Na interpretação do senador, é como se cada secretário de microrregião fosse um "subgovernador". Maldaner explicou ainda que os prefeitos e presidentes das Câmaras Legislativas dos municípios integram o conselho da microrregião. Tal conselho, continuou o senador, tem a participação também de mais dois conselheiros que representam a sociedade civil organizada de cada cidade.

O senador aproveitou para elogiar o Poder Executivo pelo envio de projeto de lei que cria a Universidade Fronteira do Sul, com sede em Chapecó (SC), que atenderá principalmente estudantes da Região Sul do país, com vistas a uma maior integração do Mercosul.



17/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CASILDO MALDANER ELOGIA CRESCIMENTO CATARINENSE

Para Casildo Maldaner, governo catarinense deve arcar com a dívida dos agricultores

Casildo elogia plano de ação do governo catarinense para evitar enchentes

Casildo Maldaner aplaude livro de escritor catarinense

Casildo Maldaner elogia Plano Safra anunciado pelo governo

Casildo elogia cooperativas do oeste catarinense