Casildo Maldaner alerta sobre conseqüências do envelhecimento da população brasileira
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) expressou sua preocupação em Plenário, nesta quarta-feira (14), com a necessidade de o Brasil se preparar para enfrentar os efeitos de uma crise demográfica que poderá se instalar no país nas próximas décadas.
Baseando-se em projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Casildo Maldaner observou que já em 2050 o grupo mais jovem da população brasileira estará reduzido a 24%, e os cidadãos acima de 65 anos representarão 23% da população.
De acordo com o parlamentar, se por um lado com menos crianças na população torna-se, teoricamente, possível ao governo ampliar os investimentos para garantir um sistema de educação de maior qualidade, por outro lado, a prevalência de grande número de idosos na população tende a elevar os gastos previdenciários, restringido os recursos públicos para investimentos em outras áreas essenciais.
— Com o envelhecimento, a porcentagem de idosos continuará a aumentar. Em algum momento, a participação dos adultos no total da população deve encolher, encerrando o período em que a receita é maior que o gasto. Os impactos são incalculáveis, tanto na economia como na previdência social, apenas para citar alguns exemplos — disse Cassildo Maldaner.
Segundo Casildo Maldaner, o Brasil se encontra desde os anos 70 numa fase de “bônus demográfico”, na qual, em razão da combinação entre a queda da taxa de natalidade e mortalidade, é máxima a participação das pessoas em idade de trabalhar na economia.
Em sua avaliação, para que o Brasil consiga aproveitar a situação demográfica favorável, será imprescindível elevar a produtividade dos trabalhadores, por meio do aumento dos investimentos em educação e em infraestrutura.
14/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA FALA SOBRE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA À TV SENADO
Casildo Maldaner faz alerta sobre crescimento das doenças endêmicas
Brasil deve se preparar para envelhecimento da população, alerta gerontólogo
Roberto Cavalcanti alerta para problemas decorrentes do envelhecimento da população
Casildo Maldaner cobra liderança brasileira em energia renovável
Casildo Maldaner alerta para práticas irregulares em eleições municipais