Casildo Maldaner lamenta tragédia no Rio e diz que autoridades devem tomar medidas de segurança
O ataque que resultou na morte de 11 crianças e outras 13 feridas em escola municipal em Realengo, no estado Rio de Janeiro na quarta-feira (6) motivou o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) a solidarizar-se com as famílias das vítimas e a pedir que autoridades do Senado, Câmara Federal e assembleias estaduais, prefeituras e câmaras municipais discutam medidas de segurança a serem tomadas.
- Não devemos limitar nossa ação ao inerte lamento. As escolas, em especial as públicas, se tornaram reféns da violência em nossas cidades. Estamos cientes das carências, da [falta de] merenda escolar, de um quadro negro, de uma cadeira. Mas isso não pode nos impedir de discutir a segurança, a segurança faz parte disso - observou.
Preconceito, drogas e armas
Casildo Maldaner mencionou que é preciso lutar contra a "erva daninha" do preconceito de raça, classe social, opção sexual ou religiosa está enraizado na sociedade brasileira. Também afirmou que a maioria das ocorrências de violência no país relaciona-se ao uso de drogas, especialmente o crack, disseminado entre os jovens.
O parlamentar recordou episódio ocorrido na escola Columbine, no estado do Colorado, Estados Unidos em 1999, em que dois jovens mataram 13 colegas e deixaram 21 feridos. Na ocasião, disse o parlamentar, a tragédia mobilizou o país e gerou "intenso debate" sobre educação e segurança.
O parlamentar disse também que em 2005 os brasileiros optaram pela não proibição da comercialização de armas no país, mas que agora o tema pode ser rediscutido, com a possibilidade de tornar as regras para aquisição ou posse de armas mais rígidas.
07/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner lamenta nova tragédia em Petrópolis e cobra marco regulatório da defesa civil
Casildo Maldaner lamenta por Brasil não atrair turistas estrangeiros
Casildo Maldaner: candidatos a prefeito devem se preocupar com mobilidade urbana
Casildo Maldaner quer medidas para evitar desindustrialização
Sarney lamenta tragédia no Sul e chama atenção para segurança em eventos
Casildo Maldaner aponta medidas para conter déficit da balança comercial