Casildo Maldaner cobra mais ações de prevenção no trânsito do Denatran



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu nesta quarta-feira (30) o cumprimento da legislação no que se refere à aplicação de parte dos recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em ações de educação no trânsito. Segundo o senador, o percentual que vem sendo efetivamente usado em ações de prevenção é inferior ao recebido para esse fim pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Casildo afirmou que do total arrecadado com o seguro, 5% ou cerca de R$ 290 milhões, foram destinados ao Denatran em 2010. Dados da execução orçamentária apresentados pelo senador, no entanto, mostram que apenas R$ 68 milhões foram empregados em campanhas de publicidade de utilidade pública. Para ele, a aplicação integral dos recursos seria suficiente para promover ações em todo o país.

- De certo modo, estamos questionando o próprio Denatran para saber por que não anda essa campanha. Há recursos para isso, e a coisa não funciona, a coisa não anda. É preciso conscientizar para que haja mais educação no trânsito - afirmou o senador.

Casildo se disse contrário a proposições que tramitam na Câmara e no Senado para permitir a transferência da integralidade dos recursos destinados ao DPVAT para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além de considerar a transferência "constitucionalmente questionável", o senador acredita que os recursos não garantirão mudanças significativas no SUS.

- Diante da magnitude do orçamento da saúde brasileira, a simples transferência desses recursos não traria modificações substanciais - argumentou.



30/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner cobra ações efetivas de prevenção contra catástrofes climáticas

Casildo Maldaner pede mais investimento em campanhas para educação no trânsito

Casildo Maldaner cobra atuação mais agressiva do Brasil no mercado externo

Casildo Maldaner cobra fiscalização mais severa nos cursos de Direito ofertados no país

Brasil precisa investir na cultura da prevenção, diz Casildo Maldaner

Defesa civil: Casildo Maldaner sugere foco na prevenção e fundo contra calamidades