Casildo Maldaner defende acordo entre indígenas e produtores rurais



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) alertou sobre a necessidade de um acordo entre representantes indigenistas e pequenos produtores rurais para resolver a questão das invasões e desapropriações de terras indígenas. Ele defendeu uma solução negociada para a questão e criticou a possibilidade de agricultores que detêm propriedades rurais há vários anos perderem os seus direitos.

O assunto foi discutido nesta terça-feira (dia 11) em audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados e contou com a participação de autoridades federais e representantes dos índios e dos produtores rurais. "Vários pequenos proprietários, no afã de desbravar o Brasil, foram adquirindo pedaços de terra e agora muitas destas áreas estão sendo declaradas reservas indígenas", criticou.

A possibilidade de ver suas propriedades serem declaradas reservas indígenas, segundo o senador por Santa Catarina, tem preocupado vários pequenos produtores rurais. Maldaner registrou que a maioria destas terras são registradas e escrituradas e pertenciam às famílias há várias gerações. "Temos que buscar uma solução, não é possível mandar estas pessoas saírem de uma hora para outra".

11/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia busca solução para conflito entre produtores rurais, quilombolas e indígenas no Sul do país

MAGUITO DEFENDE PACTO ENTRE PRESIDENTE PRODUTORES RURAIS

Casildo Maldaner destaca relevância das relações bilaterais entre Brasil e China

Casildo Maldaner defende direitos dos autistas

Casildo Maldaner defende instalação de refinaria em SC

CASILDO MALDANER DEFENDE FLEXIBILIZAÇÃO DA LEI KANDIR