Casildo Maldaner defende incremento de relações comerciais com Taiwan



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu o incremento do comércio entre o Brasil e Taiwan, que hoje representa apenas 1% do total do comércio exterior do país asiático. Embora o Brasil tenha deixado de manter relações diplomáticas com Taiwan em 1974, ao firmar relações com a República Popular da China, o governo daquele país anunciou, recentemente, a intenção de intensificar relações comerciais com o Brasil, lembrou o senador.

Maldaner destacou a atuação, em Brasília, de um escritório econômico-cultural de Taiwan e a reafirmação do governo brasileiro de retomada do fluxo de comércio e investimento entre os dois países. O Brasil, informou o senador, busca do seu escritório comercial em Taipé.

Na avaliação do senador, a experiência comercial de Taiwan apresenta "um parceiro de credibilidade e de grande potencial". Ele ressaltou que a globalização da economia sugere condições desafiadoras, sobretudo para mercados emergentes. Negociações e acordos bilaterais e multilaterais, disse o senador, são imprescindíveis para impulsionar e manter a liberalização.

Maldaner destacou que Taiwan consome mais de US$ 140 bilhões por ano em importações, afirmando que a variedade da produção brasileira deverá encontrar um mercado seguro e abrangente.

13/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner quer incremento de negócios com Taiwan

Casildo Maldaner destaca relevância das relações bilaterais entre Brasil e China

Casildo Maldaner defende direitos dos autistas

Casildo Maldaner defende instalação de refinaria em SC

CASILDO MALDANER DEFENDE FLEXIBILIZAÇÃO DA LEI KANDIR

Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'