Casildo Maldaner defende validade jurídica da troca de aposentadoria




O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em discurso nesta terça-feira (13), elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF) por dar caráter de repercussão geral ao recurso que discute a validade jurídica da chamada "desaposentadoria". O instrumento permitiria às pessoas que continuam a trabalhar depois de aposentadas trocar a aposentadoria proporcional pela integral, pela renúncia ao primeiro benefício e o recálculo das contribuições recolhidas posteriormente.

A decisão significa que, quando o STF decidir sobre o mérito da questão, outros tribunais do país poderão aplicar o mesmo entendimento a casos idênticos. A repercussão geral é reconhecida quando a questão discutida é relevante e ultrapassa os interesses subjetivos das partes envolvidas.

- É pacífico o entendimento de que essas contribuições adicionais ao INSS, feitas por trabalhadores que já estão aposentados, mas por explícita necessidade financeira se veem forçados a retornar à labuta, são de direito destes contribuintes. Podemos falar de uma espécie de apropriação indevida, de certo modo, que fere o princípio da contrapartida, norteador de toda legislação previdenciária - disse.

Nesse sentido, o senador defendeu proposição de sua autoria para assegurar ao aposentado que volta a exercer uma atividade profissional, contratado pelo Regime Geral da Previdência Social, o direito de receber as contribuições sociais pagas durante o período posterior à aposentadoria.

De acordo com o PLS 188/2011, a devolução deverá ser feita em pagamentos mensais, mas só poderá ocorrer quando o aposentado novamente em atividade contribuir por pelo menos três anos. A soma da aposentadoria e da devolução não poderá ultrapassar o teto da aposentadoria do setor privado, atualmente em R$ 3.689. As devoluções serão devidas aos dependentes dos aposentados e seus sucessores, independentemente de inventário, explicou ainda o senador.

- A devolução representa na verdade um ganho real na aposentadoria, já que o valor total retornará em parcelas mensais, calculadas de acordo com a expectativa de sobrevida do aposentado, com base no levantamento mais recente do IBGE no momento da solicitação - explicou.



13/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende direitos dos autistas

Casildo Maldaner defende instalação de refinaria em SC

CASILDO MALDANER DEFENDE FLEXIBILIZAÇÃO DA LEI KANDIR

Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'

Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária

Casildo Maldaner defende investimentos em pesquisas na Antártica