Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) voltou a defender em Plenário nesta quarta-feira (3) uma ampla reforma tributária que, entre outras coisas, equilibre a carga de tributos indiretos entre a população. O senador alertou que, com o aumento da inflação, os mais pobres são os mais prejudicados, uma vez que os produtos alimentares, que registraram maior alta de preço nos últimos 12 meses, consomem, na média, 30% de sua renda. Para as demais classes, os alimentos correspondem a 20% das despesas.

Maldaner lembrou que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na terça-feira (2), que a inflação “tem se mostrado mais resistente” nos últimos meses. Disse também que os preços dos alimentos subiram quase 14% de 2012 até agora. Nem mesmo a desoneração de impostos dos produtos da cesta básica foi suficiente para refrear a alta dos preços dos alimentos.

Aliada a isso, ressaltou o senador, está a situação tributária do país. Ele assinalou que os impostos diretos incidem sobre a renda do cidadão (como o Imposto de Renda) de forma proporcional, enquanto os impostos indiretos, cobrados sobre consumo e produção, levam, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), 22% da renda bruta dos brasileiros.

- A conta é simples: nos produtos dos supermercados, os impostos já estão nos preços das etiquetas. Se todos pagam a mesma carga tributária nesses produtos, os que ganham menos são prejudicados porque deixam no caixa uma parcela maior de sua renda. Precisamos reduzir o número de impostos e o tamanho da mordida. Um projeto de ampla reforma tributária não pode ser deixado de lado – defendeu o senador.

Maldaner concordou que o país tem outras carências e privações – na educação, saúde e segurança, por exemplo. Mas argumentou que é sobre um sistema tributário racional que se pode construir as condições econômicas ideias para realização das metas e de todo o potencial do país.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária

Casildo Maldaner defende pacto federativo e reforma tributária

Casildo Maldaner defende investimento em infraestrutura e reforma tributária para alcançar crescimento

Casildo Maldaner reivindica reforma tributária imediata

CASILDO MALDANER QUER URGÊNCIA NA REFORMA FISCAL E TRIBUTÁRIA

Casildo Maldaner defende redução de carga tributária para crescimento industrial