Casildo Maldaner destaca ações preventivas no caso de chuvas fortes em Santa Catarina
O Brasil está se dando conta da importância do investimento em prevenção, afirmou o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (25). O senador lamentou as conseqüências das fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde a última sexta-feira (20). Em apenas três dias, a chuva superou o previsto para todo o mês de setembro. Foram 72 municípios afetados, atingindo 22 mil pessoas. Há, segundo a Defesa Civil catarinense, mais de 3 mil desalojados e cerca de 14 mil desabrigados. No entanto, o senador disse que há algo positivo a ser apontado.
- Apesar dos números alarmantes e das consequências sempre duras das cheias, há uma mudança que merece ser destacada: não houve uma morte sequer e os prejuízos foram considerados pequenos, diante da magnitude das chuvas – declarou.
De acordo com Casildo Maldaner, a mudança decorre da prevenção. O senador informou que a Defesa Civil já sabia – por meio de um sistema de monitoramento e com dez dias de antecedência – que as chuvas fortes viriam e, assim, alertou a população. O senador elogiou a reação da comunidade, que levou a sério os alertas e tomou as devidas precauções. Ele deu o exemplo do município de Rio do Sul, onde ocorreu um mutirão entre os comerciantes, levando para pontos mais seguros as mercadorias que poderiam ser afetadas pela cheia dos rios.
- As consequências foram minimizadas por conta da prevenção – apontou.
Conforme informou o senador, houve investimento em infraestrutura, como barragens, melhoramentos fluviais, e equipamentos de monitoramento. O estado também está implantando um plano de ações, o Pacto pela Defesa Civil, com estudos realizados pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional. Casildo Maldaner elogiou também o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, em especial o da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O senador ainda destacou a implantação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que dá suporte às defesas civis estaduais e municipais, e a previsão de aplicação de R$ 18 bilhões para ações de prevenção, mapeamento de áreas de risco, monitoramento, alerta e resposta. O senador, no entanto, lamentou a pouca estrutura das defesas civis dos estados e dos municípios.
Proposta
O senador lembrou uma proposta feita pela Comissão Especial de Defesa Civil do Senado, que funcionou em 2011, presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e que teve o próprio Casildo Maldaner como relator. O relatório final sugeria alterações na aplicação dos recursos em prevenção e a criação de novas fontes de recursos, como uma possível contribuição, por parte das seguradoras, de 1% do valor de cada seguro realizado no país. O montante arrecadado seria dividido igualmente entre União, estados e municípios.
- A capacidade de arrecadação é da ordem de aproximadamente três bilhões de reais – disse o senador, lamentando que o governo ainda não tenha se empenhado por novo marco legal para o setor.
Casildo ainda informou que até sexta-feira (27) estará ocorrendo o Fórum Nacional de Defesa Civil, na cidade de Joinville (SC). O evento vai contar com a presença de técnicos e especialistas de todo Brasil. O senador também anunciou que deve participar das atividades de uma mesa-redonda, na sexta.
25/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner destaca a capacidade econômica de Santa Catarina
Casildo Maldaner destaca encontro da Federação das Indústrias de Santa Catarina em Brasília
Casildo Maldaner registra vitória em Santa Catarina
Maldaner lamenta estragos causados por chuvas em Santa Catarina
Casildo Maldaner comemora 40 anos do cooperativismo em Santa Catarina
Casildo Maldaner defende instalação de refinaria em Santa Catarina