Casildo Maldaner diz que Brasil deve se espelhar na Alemanha: crescimento com controle fiscal e reformas estruturais
Ao traçar um panorama atual das economias brasileira e mundial, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou nesta quarta-feira (16) em Plenário que o Brasil deveria se espelhar na Alemanha de Angela Merkel: incentivar o crescimento sustentável com controle fiscal e reformas estruturais.
Para o senador, o Brasil está em “um momento decisivo”, pois, ao decidir pela redução dos juros, a economia é estimulada, mas a pressão inflacionária pode aumentar. Ele disse acreditar que o caminho da austeridade nos gastos públicos é uma boa alternativa para o Brasil, mas se não houver maior geração de emprego e renda, aumento do consumo e efetivo crescimento econômico, o esforço será inútil.
Uma das mudanças mais necessárias, conforme avaliou o senador, é de a uma reforma tributária, pois o sistema de arrecadação atual é “confuso e burocrático” e os recursos acabam concentrados “nas mãos da União”. Também é urgente, nas palavras de Casildo Maldaner, “um novo pacto federativo” que dê mais autonomia para estados e municípios e induza o desenvolvimento econômico e social.
O senador apontou ainda para a necessidade de pesados investimentos em infraestrutura (rodovias, portos, ferrovias e aeroportos, por exemplo) e ampliação e diversificação da matriz energética.
16/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER QUER URGÊNCIA NO AJUSTE FISCAL E NAS REFORMAS ESTRUTURAIS
Casildo Maldaner relata conclusões do 26º Encontro Brasil-Alemanha
Crescimento econômico depende de reformas estruturais, diz Cristovam
Casildo Maldaner diz que fracasso da Rodada de Doha não deve desanimar o Brasil
CASILDO MALDANER DIZ QUE REFORMAS SERÃO AS POSSÍVEIS
Brasil deve estar preparado para ampliar oferta de alimentos, diz Casildo Maldaner