Casildo Maldaner diz que fracasso da Rodada de Doha não deve desanimar o Brasil



Ao discursar nesta segunda-feira (4), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comentou o fracasso das negociações da chamada Rodada de Doha, em reunião promovida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra, na Suíça. O senador afirmou que, apesar das negociações sobre liberalização do comércio internacional terem começado em 2001, sem alcançar resultados satisfatórios até o momento, o Brasil não deve desanimar.

Na opinião de Casildo Maldaner, o principal impasse da Rodada de Doha se deve à negativa dos Estados Unidos e da União Européia em reduzirem os subsídios a seus produtos agrícolas e diminuírem os impostos sobre as mercadorias importadas dos países emergentes.

O senador acredita que a reivindicação dos países emergentes é justa, pois os subsídios acabam prejudicando a competitividade deles no mercado mundial. Para o parlamentar, as negociações sobre o comércio internacional precisam continuar, mesmo com o fracasso da Rodada de Doha.

- Entendo que a casa não caiu, não é o final da história. É preciso que as tratativas continuem, sim. Precisamos fazer com que, como não houve o entendimento internacional, nós, do Mercosul, partamos em bloco - disse.

Casildo acredita que é hora também de o Brasil reforçar também as relações bilaterais com países como a Índia, a China e a Alemanha. Para ele, o Brasil precisa "ter capacidade de articulação".

- As nossas embaixadas têm de ser preparadas para competirmos em todos os sentidos. Sobre aquilo que produzirmos, sobre aquilo que precisamos. Precisamos conversar com altivez, com responsabilidade. É por aí que vamos chegar a dias melhores - avaliou.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim deve falar à CAE sobre Rodada de Doha

Brasil deve estar preparado para ampliar oferta de alimentos, diz Casildo Maldaner

Casildo Maldaner diz que Brasil deve se espelhar na Alemanha: crescimento com controle fiscal e reformas estruturais

Audiência pública discutirá Rodada de Doha

Rodada de Doha poderá ser retomada, diz embaixador a Heráclito

Mercadante vê "grande possibilidade de frustração da Rodada de Doha"