Brasil deve estar preparado para ampliar oferta de alimentos, diz Casildo Maldaner




Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que o país deve estar preparado para atender a demanda futura mundial por alimentos, tendo em vista que as áreas que ainda podem ser agregadas à produção no planeta são cada vez mais escassas, limitando-se atualmente ao Brasil, à África e a algumas porções do Leste europeu.

Na avaliação do senador, esse será um dos desafios do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o deputado Mendes Ribeiro Filho, empossado nesta data no cargo pela presidente da República, Dilma Rousseff, em substituição a Wagner Rossi, afastado do cargo após denúncias de irregularidades.

Casildo Maldaner disse que Mendes Ribeiro Filho deve "seguir olhando" para a questão do agronegócio, setor que hoje responde por quase 40% das exportações brasileiras. Ele disse que ao novo ministro caberá a elaboração de uma política de incentivo à agricultura, pois é papel do governo defender os produtos brasileiros no mercado internacional, marcado pela difícil concorrência com países cujos produtores agrícolas recebem subsídios oficiais.

O senador, porém, disse que a economia do país não deve ficar dependente das commodities agrícolas. Ele afirmou que também é preciso aliar inovação, tecnologia, agregação de valor, beneficiamento de produtos e industrialização.

- Nada disso diminui a importância do agronegócio. Muito pelo contrário. Só depende de nós sermos o grande celeiro do mundo, convertendo esse potencial de riqueza aos nossos cidadãos - afirmou.



23/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner diz que fracasso da Rodada de Doha não deve desanimar o Brasil

Casildo Maldaner diz que Brasil deve se espelhar na Alemanha: crescimento com controle fiscal e reformas estruturais

Casildo Maldaner: Congresso deve ter comissão permanente para investigar narcotráfico

Para Casildo Maldaner, governo catarinense deve arcar com a dívida dos agricultores

Casildo Maldaner: governo deve evitar medidas ortodoxas para conter inflação

Casildo Maldaner: Código Florestal deve ser discutido sem maniqueísmo