Casildo Maldaner manifesta preocupação com unificação do ICMS



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou preocupação com o projeto de resolução do Senado (PRS) 72/2010, que uniformiza as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com produtos importados. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Casildo reconheceu que o tema é de grande importância para o pacto federativo. No entanto, para ele, da forma como está proposto, o projeto pode aprofundar um processo de concentração de riquezas ainda maior, além de gerar desequilíbrio entre os estados federados.

Segundo o senador, não é possível separar o processo de unificação de alíquotas de ICMS de outros temas importantes como as dívidas dos estados com a União, o regulamento do comércio eletrônico e as novas regras de divisão de recursos dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos municípios (FPM).

- A unificação do ICMS amplia distorções regionais e fortalece a concentração de grandes centros de consumo. Será que não estamos trilhando um caminho de retrocesso, que enfraquece os entes federados? – questionou.

Casildo disse que o PRS 72/2010 vai trazer grandes prejuízos para vários estados. De acordo com o senador, estudos apontam que Santa Catarina pode perder R$ 1 bilhão anuais em recursos, além de ver a diminuição na oferta de empregos e o esvaziamento dos portos do estado.

O parlamentar acrescentou que a União deve estimular o desenvolvimento das regiões menos favorecidas e pediu a discussão de alternativas e compensações para os estados que podem ser prejudicados com a unificação do ICMS. Para Casildo Maldaner, é preciso buscar consenso e convergência, em prol da unidade nacional.

- Não estou pregando moratória ou descumprimento de contratos. É preciso buscar alternativas para encontrar o caminho melhor para o desenvolvimento igualitário do Brasil – concluiu.



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unificação de ICMS é polêmica, diz Casildo Maldaner

Casildo manifesta preocupação com segurança

Compensação de perdas com unificação do ICMS é preocupação para o Nordeste

Casildo manifesta preocupação com endividamento de Santa Catarina

Casildo sugere que estados prejudicados pela unificação do ICMS sobre importados recorram ao STF

Casildo Maldaner manifesta confiança em novo pacto federativo