Compensação de perdas com unificação do ICMS é preocupação para o Nordeste



O Secretário de Fazenda de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara manifestou a preocupação dos estados nordestinos com a definição de alíquotas que garantam maior equilíbrio e igualdade entre os estados.

Ele participa do debate promovido pela Comissão de Assuntos Econômicos sobre o Projeto de Resolução 1/2013 e a MP 599/2012 que trataram da unificação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Paulo Henrique reconheceu que a medida provisória conseguiu avanços significativos em relação ao que vem sendo discutido no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mas aponta a necessidade de assegurar um prazo de transição que garanta aos estados condição de absorver aos poucos suas perdas, que haja a devida compensação e que o fundo de desenvolvimento regional tenha um aporte de recursos que garanta investimentos.

O debate conta com a participação de secretários da Fazenda de sete estados e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda e presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Nelson Barbosa.

Mais informações a seguir



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode votar compensação para perdas dos estados com reforma do ICMS

CAE aprova compensação aos estados por perdas na reforma do ICMS

CAE analisa projeto que trata da compensação por perdas da receita do ICMS

Casildo Maldaner manifesta preocupação com unificação do ICMS

Unificação do ICMS será desastre para Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diz Benevides

SENADO APROVA COMPENSAÇÃO PARA ESTADOS DE PERDAS DO FEF