Casildo Maldaner pede mais incentivo para as micro e pequenas empresas



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) pediu em Plenário, nesta sexta-feira (14), mais incentivo às micro e pequenas empresas. A alta carga tributária e a burocracia, avaliou o senador, estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ressaltou o senador Maldaner, existem 13 milhões de pequenos empreendimentos no país, o que corresponde a 99% do universo empresarial brasileiro. A grande maioria das micro e pequenas empresas (90%) é privada, 9% pertencem a instituições sem fins lucrativos e 1% são estatais.

Apesar de não receberem incentivos, ressaltou o senador, as micro e pequenas empresas, de acordo com o estudo do Sebrae, geram 52% dos empregos do Brasil e respondem por 40% da massa salarial dos trabalhadores.

O senador Casildo Maldaner ainda informou que, segundo revelou a edição de 2012 do Monitor Global do Empreendedorismo – uma pesquisa mundial que reúne informações sobre o mercado empreendedor em 69 países do mundo – mais de 44% dos brasileiros gostariam de abrir um negócio próprio em vez de ocuparem um emprego formal. Isso demonstra, disse o parlamentar, que o brasileiro é criativo e tem coragem para explorar o potencial do mercado brasileiro.

- Essa percepção dos especialistas evidencia as dificuldades do Poder Público no sentido de fomentar de forma consistente e sustentável o desenvolvimento do empreendedorismo no país – disse Casildo Maldaner.



14/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner pede mais apoio para micro e pequenas empresas

Alcântara defende incentivo para micro e pequenas empresas

Suassuna pede mais atenção às micro e pequenas empresas

Rosalba Ciarlini comemora reinauguração de centro de artesanato em Natal e pede mais apoio para as micro e pequenas empresas

Fazenda propõe mudanças na lei de incentivo às micro e pequenas empresas

AMIR LANDO CRITICA FALTA DE INCENTIVO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS