Alcântara defende incentivo para micro e pequenas empresas
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou em pronunciamento a importância das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Dados apresentados pelo senador, obtidos junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), indicam que 98,8% dos empreendimentos empresariais do país são de porte pequeno e médio, número que, na avaliação do parlamentar, justifica a adoção de políticas que protejam essas empresas. Ele também registrou a potencial contribuição que as pequenas firmas industriais e comerciais podem oferecer na geração de empregos.
O poder público, de acordo com Alcântara, poderia interferir para solucionar os maiores problemas enfrentados por essas empresas, resumidos no excesso de burocracia e na dificuldade de obtenção de crédito. Esses dois fatores contribuem para que grande parte dos novos empreendimentos fechem depois do primeiro ano de atividade. Alcântara acrescentou que as dificuldades enfrentadas pelas empresas para conseguirem financiamento bancário concentram-se no fato de a maioria possuir patrimônio insuficiente para a oferta de garantias.
O senador fez questão de registrar iniciativas já adotadas pelo governo federal no sentido de apoiar a atividade, ressaltando o Programa de Desenvolvimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, incluído entre os 50 programas estratégicos do Avança Brasil. A partir dessa medida, o senador sugeriu que sejam incluídas algumas outras iniciativas que incluam o estabelecimento de uma política de compras governamentais privilegiando as pequenas empresas, além do aperfeiçoamento do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, o Simples.
11/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner pede mais incentivo para as micro e pequenas empresas
Fazenda propõe mudanças na lei de incentivo às micro e pequenas empresas
AMIR LANDO CRITICA FALTA DE INCENTIVO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Adelmir defende fortalecimento de micro e pequenas empresas para enfrentamento da crise
Pimentel defende mudanças na lei das micro e pequenas empresas
Luiz Otávio defende fortalecimento das micro e pequenas empresas