Casildo Maldaner quer bancos regionais de fomento com acesso direto ao FAT




O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) pediu em Plenário, nesta quarta-feira (6), que os parlamentares deem prioridade à proposta da senadora Ana Amélia (PLS 40/11) que estende às cooperativas de crédito acesso direto ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele defendeu emenda para conceder o acesso também a bancos de fomento regionais. O fundo, vinculado ao Ministério do Trabalho, é gerido por comissão tripartite do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).

- O caminho para o desenvolvimento econômico e social brasileiro passa essencialmente pela estruturação e crescimento das economias regionais, com formulação de políticas públicas que respeitem suas peculiaridades e atendam suas demandas. O fortalecimento dos bancos de fomento é vital para este processo - argumentou.

Casildo Maldaner informou aos colegas ter atuado, nos últimos oito anos, na direção do Banco Regional dos Estados do Sul (BRDE), braço financeiro do Codesul, que atua nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A experiência, relatou, garantiu-lhe conhecimento "mais profundo" dos problemas regionais.

Segundo Maldaner, em seus quase 50 anos de existência, o banco investiu R$ 65 bilhões em programas e políticas regionais de desenvolvimento. Somente em 2010, informou, foram liberados R$ 2,2 bilhões.

O senador explicou ainda que, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bancos federais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e bancos regionais, como o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste do Brasil, já possuem acesso direto ao FAT, sendo necessário estendê-lo a outros bancos regionais e a cooperativas de crédito.

Os bancos regionais, por estarem perto das empresas, conseguem compreender melhor seus esforços em inovação, criando linhas e programas mais adequados - argumentou Casildo Maldaner.



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner sugere que bancos de desenvolvimento não-federais tenham acesso aos recursos do FAT

Amplo acesso à saúde ainda é realidade distante, afirma Casildo Maldaner

Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho

Casildo Maldaner quer criação de seguro agrícola

Casildo Maldaner quer processo de adoção mais ágil

Casildo Maldaner quer tornar voluntária a contribuição sindical