Casildo Maldaner quer criação de seguro agrícola



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu a adoção de um seguro agrícola para garantir a produção em estados castigados por secas e enchentes. Casildo Maldaner apontou para a necessidade de a administração pública ser previdente em relação a catástrofes naturais que ocorrem todos os anos. O senador por Santa Catarina lembrou ainda que, em seu estado, apenas 20% da população permanece no meio rural, e que é preciso garantir a vida dessas pessoas no campo.

- Precisamos criar um seguro agrícola que dê sustentabilidade para que o agricultor não deixe o campo, não seja mais um errante - disse, propondo a criação de um fundo com a participação de pequenos produtores e grandes agroindústrias.

O fundo poderia socorrer os agricultores no momento em que a produção fosse atingida por alguma catástrofe. O senador defendeu incentivos governamentais para a criação do seguro agrícola.

A seca no estado do Rio Grande do Sul está causando prejuízos aos agricultores. As perdas já são contabilizadas nas lavouras de milho, soja e arroz. Os frigoríficos estão abatendo frangos antes da hora, assustados com as mortes dos animais pelas altas temperaturas registradas nos últimos dias. Para Maldaner, prejuízos como esses poderiam ser evitadas nos próximos anos, a partir da criação do fundo.



17/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CASILDO MALDANER QUER MUDANÇAS PROFUNDAS NO SEGURO-DESEMPREGO

Casildo Maldaner alerta para a necessidade de uma política agrícola mais ativa

Casildo Maldaner reclama da lentidão do governo para liberar créditos do Plano Agrícola e Pecuário

Casildo Maldaner propõe a criação de adidos agrícolas

Casildo Maldaner propõe criação do Fundo Nacional de Defesa Civil

Casildo Maldaner sugere criação de Contribuição Social para Defesa Civil