Amplo acesso à saúde ainda é realidade distante, afirma Casildo Maldaner



O senador Casildo Maldaner afirmou, nesta terça-feira (14), em Plenário, que apesar de a legislação brasileira garantir amplo acesso à saúde, a realidade está distante dessa meta. Segundo o senador, a média mundial de gastos com saúde pública é de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, no Brasil, o investimento é de apenas 3,7%.

- Para acompanhar, o Brasil teria de investir R$ 210 bilhões por ano, um terço a mais dos atuais R$ 138 bilhões – afirmou o senador, antes de dizer que o país teria de quintuplicar os gastos para acompanhar a média de investimento per capita dos países europeus ou latino-americanos.

Na opinião do senador, apesar de mais recursos serem necessários, uma transformação ampla da saúde exige mais que investimento financeiro. Casildo Maldaner disse são necessárias gestão e políticas eficientes, além de uma visão precisa sobre as necessidades específicas do Brasil, quanto à configuração demográfica, social e econômica.

Como exemplo de caminho para a proposição de medidas que possam melhorar a saúde no Brasil, o senador citou a iniciativa da Associação Catarinense de Medicina, que criou a Escola de Governança e Cidadania. Casildo Maldaner relatou ter participado de debate na última segunda-feira sobre a saúde no Brasil e deu os parabéns ao presidente da Associação, Aguinel José Bastian Junior, e ao coordenador pedagógico do projeto, Danilo Cunha.



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende votação do veto à Lei dos Royalties ainda neste ano

Casildo Maldaner quer bancos regionais de fomento com acesso direto ao FAT

Casildo Maldaner sugere que bancos de desenvolvimento não-federais tenham acesso aos recursos do FAT

Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho

Casildo Maldaner afirma que possibilidade de privatização do Besc tem revoltado os catarinenses

Casildo Maldaner: em vez de cortes, saúde devia receber mais recursos