Casildo Maldaner registra o aniversário de 90 anos de dom Paulo Evaristo Arns




O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) parabenizou em plenário o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns pelo aniversário de 90 anos, comemorado nesta quarta-feira (14).

Nascido na cidade de Forquilhinha, região sul de Santa Catarina, dom Paulo Evaristo Arns, dedicou, como frade franciscano, sua existência em defesa do próximo, dos mais necessitados e, ao fim, de uma sociedade mais justa e igualitária.

- Hoje completa 90 anos de uma bela existência dom Paulo Evaristo Arns, uma verdadeira legenda na luta pela vida e pela igualdade neste país - disse Casildo Maldaner.

O senador catarinense ressaltou ainda o papel de "extrema relevância" desempenhado por dom Paulo Evaristo Arns durante os anos de ditadura militar, relembrando, entre outros episódios, sua decisão, em 1975, de celebrar uma missa de sétimo dia ecumênica - junto com o rabino Henry Sobel e o pastor Jaime Wright (1927-1999) - na Catedral da Sé, em São Paulo, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog (1937-1975), assassinado por seus torturadores nas dependências do Doi-Codi.

Casildo Maldaner sublinhou que o ato da celebração da missa ecumênica foi extremamente simbólico e tornou-se um marco na luta pelos direitos humanos e pela volta da democracia no país.

Ele recordou também a difícil tarefa realizada em 1989 por dom Paulo Evaristo Arns de negociar com os seqüestradores do empresário Abílio Diniz, garantindo a libertação deste e a rendição pacífica dos criminosos.



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ HOMENAGEIA D. PAULO EVARISTO ARNS

DOM PAULO EVARISTO ARNS CELEBRA MISSA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SENADO

DOM PAULO EVARISTO ARNS CELEBRA MISSA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SENADO

Dom Paulo Evaristo Arns realiza oração para Mário Covas

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR EM HOMENAGEM A DOM PAULO EVARISTO ARNS

Casildo Maldaner registra Dia Internacional do Cooperativismo