Casildo Maldaner registra Dia Internacional do Cooperativismo
Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou a passagem do 86º Dia Internacional do Cooperativismo. A data transcorreu no último sábado e foi motivo de manifestações e eventos no Brasil, inclusive em Santa Catarina, onde a atividade cooperada tem forte presença na economia, conforme informou.
O cooperativismo, salientou Casildo Maldaner, visa o homem, e não o lucro, como sua principal finalidade, tendo se originado da vontade de pequenos grupos de desassistidos de participar do mercado controlado por grandes comerciantes e industriais. Hoje, acrescentou o senador, o cooperativismo engloba um vasto segmento de atividades, como pecuária, agricultura, indústria, artesanato, trabalho, transportes, saúde, habitação, que se utilizam do mecanismo de ajuda mútua para realizar seus projetos.
O representante de Santa Catarina apontou a preocupação dos entes cooperados com a adequação de sua atividade à resolução de problemas ambientais, principalmente face à ameaça do aquecimento global e ao desmatamento.
- Hoje, as fábricas e oficinas das cooperativas já utilizam em média escala a energia oriunda da biomassa armazenada, seja de detritos de madeira e outras sobras que possam compor matéria-prima necessária a uma nova fonte energética - informou.
07/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner apoia reformas que estimulem o cooperativismo
Casildo Maldaner comemora 40 anos do cooperativismo em Santa Catarina
Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina
Casildo Maldaner registra vitória em Santa Catarina
Casildo Maldaner registra trabalho de associação de combate ao erro médico
Casildo Maldaner registra o aniversário de 90 anos de dom Paulo Evaristo Arns