CASILDO REGISTRA INAUGURAÇÃO EM JOINVILE DA ESCOLA DE BALLET DO BOLSHOI
Casildo Maldaner informou que na própria Rússia a vinda do Bolshoi para o Brasil foi recebida com satisfação. Ele disse que o jornal Izvestia noticiou, sob o título "Vão cruzar o samba brasileiro com o quebra-nozes russo", que com o convênio Joinville-Moscou não somente os brasileiros terão oportunidade de aprender o melhor da dança clássica, mas os russos também poderão ter contato com uma das culturas de dança popular mais ricas do mundo, a brasileira.
De acordo com o convênio, informou o senador, as crianças aprovadas na seleção da escola passarão oito anos estudando dança, seguindo os mesmos métodos de ensino de Moscou. O projeto prevê a formação de 300 bailarinos em dez anos.
- Pioneira na América Latina, a Escola do Bolshoi em Joinville se associará às outras duas no mundo - uma no Japão e outra nos Estados Unidos - a contar com uma equipe altamente especializada de professores russos, vindos do Bolshoi. Um aluno formado por ela passa, automaticamente, a adquirir uma bela posição profissional em qualquer lugar do globo - comentou Casildo Maldaner.
O interesse dos russos por Joinville, de acordo com Casildo Maldaner, surgiu em 1996, quando a companhia se apresentou pela primeira vez na cidade. No ano passado a cidade catarinense também foi incluída na agenda de espetáculos do grupo russo no Brasil. O senador lembrou que há alguns anos Joinville vem sendo reconhecida como um dos maiores pólos culturais do país na dança.
16/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho registra inauguração de escola técnica em Roraima
Cícero Lucena registra inauguração de hotel-escola em João Pessoa
BORNHAUSEN REGISTRA "CARTA DE JOINVILE"
Luiz Henrique saúda apresentação em Brasília da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Educação: Ballet Stagium apresenta espetáculo em escola estadual
João Pedro festeja inauguração de escola técnica em Coari (AM)