Luiz Henrique saúda apresentação em Brasília da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) saudou a apresentação em Brasília da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que apresenta no ginásio Nilson Nelson o balé Dom Quixote, em comemoração aos 10 anos do Ministério da Cultura.
- A Escola do Teatro Bolshoi vai demonstrar que o Brasil é um país criativo com potencial fantástico, capaz de produzir eventos culturais tão grandiosos como qualquer país desenvolvido. Se tivermos, como a escola, uma instituição que sistematize o ensino de primeiro nível, vai haver uma erupção fantástica de talentos no país – afirmou.
Sediada em Joinville (SC), a escola recebe crianças pobres das periferias. Luiz Henrique destacou a atuação da goiana Amanda Gomes e de Marcus Vinicius, de Joinville, alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que vieram diretamente de Nova York para a apresentação em Brasília. Eles conquistaram o cobiçado Grand Prix de Dança americano e farão os dois papéis principais do espetáculo.
Amanda Gomes também foi premiada com a medalha de ouro no mais importante concurso de dança da Europa ocidental, e, com apenas 17 anos, já tem desempenho de primeira bailarina, disse Luiz Henrique. Ele acrescentou que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil já formou alunos que hoje estão atuando nas melhores companhias do mundo, como o American Ballet Theatre, e os balés de Viena, Chicago, Miami e Boston, entre outros.
Universalidade
Luiz Henrique disse que o balé Dom Quixote tem a mesma universalidade do livro de Miguel de Cervantes (1547-1616), visto que contempla todas as contradições da vida humana, “o sonho de Quixote e o realismo de Sancho Pança, a alegria e a tristeza, aquele que pensa que vê as coisas que não existem e diz ‘por que não?’, contra aquele que vê as coisas que existem e não pergunta nada”.
Em 2002, lembrou Luiz Henrique, os conselhos de letras da Noruega empreenderam enquete com escritores e leitores de todo o mundo, que elegeram Dom Quixote como a obra literária mais grandiosa de todos os tempos.
- A obra é universal porque exalta a tragédia e a comédia humana, a opoulência e a pobreza humana - disse o senador, que exaltou o espetéculo de dança da Escola Bolshoi no Brasil, nela inspirado.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) cumprimentaram Luiz Henrique pelo seu empenho na fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, quando prefeito de Joinville.
Luiz Henrique dirigiu um apelo às empresas para que colaborem com a escola e deduzam do Imposto de Renda as suas contribuições. Ele revelou que, por ocasião da inauguração da escola, o consagrado bailarino russo Vladimir Vasiliev advertiu-lhe que a partir daquele momento ele deveria estar preparado para “para escalar o Everest”.
- E esses treze anos da escola têm sido uma falta de oxigênio, com dificuldades para manter uma escola desse nível - disse o senador.
25/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Teatro Bolshoi completa 10 anos no Brasil
Luiz Henrique comunica apresentação de relatório de projeto do Código Florestal
Luiz Henrique e Jorge Viana concluem apresentação de Código Florestal em Londres
Luiz Henrique saúda novo rito para medidas provisórias
CASILDO REGISTRA INAUGURAÇÃO EM JOINVILE DA ESCOLA DE BALLET DO BOLSHOI
Luiz Henrique defende a descentralização do Brasil