Casildo volta a cobrar recursos para prevenção de desastres



VEJA MAIS

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) voltou a enfatizar nesta terça-feira (23) a necessidade de definir fontes de recursos para ações de prevenção e preparação para lidar com os desastres naturais. A criação de um fundo para calamidades públicas foi uma das sugestões da Comissão Especial de Defesa Civil do Senado,que, em 2011, sob a relatoria do senador, propôs um marco regulatório para o setor.

– Propusemos uma reestruturação do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap), de modo a ampliar suas fontes de recursos e possibilitar a aplicação destes em ações não apenas de reconstrução e resposta, mas principalmente de prevenção e preparação – lembrou.

Segundo o senador, para cada real gasto com prevenção no Brasil, são economizados R$ 8 ou R$ 9 de reconstrução. Para ele, embora o Brasil tenha avançado no campo do monitoramento, ainda é preciso estruturar as defesas civis estaduais e municipais e instituir estratégias de construção de comunidades resilientes, para que conheçam os riscos a que estão sujeitas.

– Nossos desafios para a consolidação e incorporação plena de uma política nacional de defesa civil são muitos, em virtude até de nossa amplitude geográfica e variedade climática – afirmou.

O tema, como informou Casildo, será tratado na 4ª Plataforma Global sobre Redução de Risco de Desastres, que será realizada em maio, em Genebra (Suíça). As bases para a participação brasileira no evento, do qual o senador participará, foram discutidas nesta terça-feira pela Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner volta a cobrar marco legal para defesa civil

Casildo defende investimentos na prevenção de desastres climáticos

Casildo elogia prevenção a desastres nos EUA e cobra providências no Brasil

Casildo elogia plano de prevenção de desastres naturais, mas cobra marco regulatório

Rosalba Ciarlini volta a cobrar recursos para vítimas das chuvas no NE

Rosalba Ciarlini volta a cobrar recursos para cidades atingidas pelas chuvas