Casildo Maldaner volta a cobrar marco legal para defesa civil



 

Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) voltou a cobrar do governo a definição de um marco regulatório para a defesa civil. Segundo o senador, após ver aprovada, em abril, medida provisória com uma nova configuração da Política Nacional de Defesa Civil, o governo se comprometeu a enviar uma nova proposta.

- Até agora, caros colegas, o governo ainda não enviou essa proposta do novo marco regulatório. Até agora, aguardamos que a palavra empenhada seja honrada e, mais do que isso, que o compromisso público e a responsabilidade com milhares de vidas falem mais alto - afirmou.

O senador, relator da Comissão Temporária de Defesa Civil, que funcionou no ano passado, citou dados da ONG Contas Abertas, indicando que, de 2000 a 2011, o Ministério da Integração Nacional aplicou em prevenção menos de 10% do valor aplicado em resposta aos desastres e reconstrução.

- Trata-se de um vetor importante, sem dúvida, mas com um custo extremamente mais elevado e com uma efetividade restrita. Resolve-se', entre aspas, a situação, mas fica mantido o risco da tragédia para o ano seguinte - ressaltou.

Casildo Maldaner lembrou que todos os anos as chuvas de verão trazem catástrofes, “tragédias anunciadas”, que, além de recursos, consomem vidas. A ajuda aos locais atingidos, segundo o senador, demora meses, principalmente por causa da centralização no governo federal, o que dificulta a execução de políticas efetivas de prevenção nos estados e municípios.



04/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner cobra novo marco legal da Defesa Civil

Casildo Maldaner lamenta nova tragédia em Petrópolis e cobra marco regulatório da defesa civil

Casildo Maldaner propõe contribuição para a defesa civil

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil

Casildo Maldaner sugere criação de Contribuição Social para Defesa Civil

Casildo Maldaner vai acompanhar o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil