Caso Portus será levado à presidência da República, diz deputado
O deputado federal Paulo Ferreira (PT-RS), presente à audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que debate a situação do Fundo Portus, prometeu levar a questão ao ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ferreira convidou o senador Paulo Paim (PT-RS) para estar em uma reunião no dia 14 de novembro, para pedir que a situação do fundo de previdência complementar dos portuários seja resolvida.
- E acho que tem uma situação emergencial que é o problema da sobrevivência e do atendimento aos beneficiários. Nós temos que fazer aqui um movimento muito rápido para aquele compromisso do presidente Lula dos R$ 400 milhões e dos R$ 150 milhões que faltam, nós façamos uma pressão para liberar imediatamente – disse o deputado.
O Fundo Portus, que atende 11 mil pessoas, passa por intervenção do governo federal por causa da inadimplência das empresas patrocinadoras e do próprio governo. O Portus não tem ainda caixa suficiente para arcar com os benefícios devidos aos associados e tem se desfeito de parte de seu patrimônio. Caso o governo federal não repasse o recurso até dezembro deste ano, não haverá como pagar o 13º salário dos beneficiados.
Mais de 300 portuários estão no Senado, nesta quinta-feira para acompanhar as ativiadades que visam buscar solução para o Fundo Portus. A audiência pública acontece no plenário 2 da ala Nilo Coelho.
Mais informações a seguir
08/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputado federal mais votado da história, Enéas disputou a Presidência da República por três vezes
Jornalista Thomas Traumann será o novo porta-voz da Presidência da República
Presidente da Docas de São Paulo apoia solução do caso Portus
Estudo que aponta queda no desmatamento em decorrência do Pólo Industrial de Manaus será levado à COP-15
Deputado Troca estranha manifestação da Procuradoria da República
Renan assume Presidência da República