Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste



Ao comentar em plenário, nesta quarta-feira (21), reportagem do Jornal Nacional sobre a seca no sertão de Sergipe, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) manifestou preocupação com a possibilidade de agravamento da estiagem que começa a atingir o Nordeste brasileiro.

De acordo com o parlamentar, a pouca intensidade das precipitações na região, nos últimos dias — especialmente a tradicional chuva de São José, que ocorre em 19 de março —, permite prever uma seca intensa para o Nordeste nos próximos meses.

– A estiagem que se anuncia numa espécie de “seca verde” atingirá a população em geral no que diz respeito à sede e à economia, na produção doméstica, para consumo próprio, dos pequenos proprietários.

O parlamentar chamou a atenção do governo federal para o problema e fez um apelo para que sejam aceleradas as obras de transposição do rio São Francisco, a fim de que o abastecimento das regiões alcançadas pelo projeto se torne realidade.

Considerando a situação climática que se avizinha, Cássio defendeu também a repactuação das dívidas de agricultores e de pequenas indústrias junto ao Banco do Nordeste do Brasil, como forma de se antecipar aos prejuízos que serão provocados pelo novo período de seca.



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cássio Cunha Lima volta a chamar atenção para gravidade da seca no semiárido nordestino

Seca prejudica a economia do Nordeste, diz Cássio Cunha Lima

Cássio Cunha Lima 'implora' por socorro a vítimas da seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima alerta para risco de fechamento de armazéns da Conab no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede que Dilma decrete situação de emergência no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede que governo decrete estado de emergência no Nordeste