Seca prejudica a economia do Nordeste, diz Cássio Cunha Lima



Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) cobrou providências do governo em relação a pior seca enfrentada pelo Nordeste nos últimos anos, e disse que a economia do meio rural está sendo desestruturada, sobretudo na pecuária, por causa do desaparecimento do rebanho.

Cássio Cunha Lima observou que a ocorrência da seca é inevitável, mas disse que o fenômeno natural se transforma em calamidade devido ao desconhecimento do governo federal em relação à estiagem.

- Na Paraíba, já perdemos mais de 60% do rebanho. Falta crédito, o governo ainda não compreendeu que o produtor nordestino precisa de credito e está endividado perante o Banco do Nordeste em decorrência desta e de outras estiagens – afirmou.

A população rural que possui até 400 cabeças de gado esta sendo sacrificada de forma cruel, desumana e dolorosa, afirmou o senador, citando protesto recente de produtores de Guarabira (PB), que acumularam carcaças de animais mortos em frente a uma agência do Banco do Nordeste.

- A cena tem se repetido no Nordeste inteiro. A agricultura se perde naturalmente com a seca. É preciso compreender a dificuldade por falta de uma política que contemple o pequeno produtor – afirmou.

Cássio Cunha Lima apelou à presidente Dilma Rousseff para que ouça os técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA) e tome providencias não só em relação à Paraíba, mas a todo o Nordeste. Ele ressaltou que o açude federal do Boqueirão, que abastece Campina Grande e 16 municípios do semiárido da Paraíba, chegou a 54% de sua capacidade, e que mais de 20 cidades do estado estão em colapso completo por falta de água.

- A situação é grave, e se o Nordeste enfrentar mais um período severo de seca, não há o que se esperar do futuro da região - disse Cássio.

De acordo com o senador, se a transposição do rio São Francisco estivesse pronta, seguindo o cronograma original da obra, parte desses problemas não estaria acontecendo ou estaria sanada, concluiu.



04/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cássio Cunha Lima 'implora' por socorro a vítimas da seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede que Dilma decrete situação de emergência no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede que governo decrete estado de emergência no Nordeste

Cássio Cunha Lima volta a chamar atenção para gravidade da seca no semiárido nordestino

Cássio Cunha Lima alerta para risco de fechamento de armazéns da Conab no Nordeste