Cassol elogia políticas de saúde implantadas em Palmas (TO)



Enquanto a média nacional de médicos com especialização é de 20%, esse número em Palmas, capital do estado de Tocantins, é de 90%. Da mesma forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um médico para cada 100 mil habitantes em uma cidade ou região, e Palmas tem quase 500 médicos para atender os seus 200 mil habitantes. Esses dados sobre saúde da população da capital tocantinense foram registrados nesta quinta-feira (4) pelo senador Sadi Cassol (PT-TO), que os classificou como "os melhores do país".

- As políticas públicas de saúde estão no caminho certo, e seus funcionários estão comprometidos com o usuário do Sistema Único de Saúde. Na capital do Tocantins, o médico, a enfermeira e o dentista são mais que profissionais da saúde. Eles têm um compromisso de atendimento humano e criativo - elogiou.

Sadi Cassol citou dados sobre saúde pública para confirmar sua argumentação como a liberação de R$ 3,5 mil pelo Ministério da Saúde para o Hospital Geral de Palmas, onde são realizados procedimentos de média e alta complexidade, com equipamentos de última geração. Segundo ele, as unidades de pronto-atendimento da prefeitura subiram o número de atendimentos de 4.268, em dezembro de 2009, para 11.241 em janeiro deste ano.

- No ano passado, o HGP implantou o serviço de cirurgia cardíaca. Este tipo de cirurgia é realizada quase que apenas em grandes centros médicos do Brasil e do mundo - assinalou, acrescentando que doenças cardíacas e reumáticas em jovens, em países de baixa renda, quando não tratadas no momento correto, requerem transplante cardíaco.

Outro centro de saúde apontado como referência estadual pelo senador é o Instituto Ortopédico de Palmas (IOP).

Políticas públicas bem-sucedidas

O parlamentar citou ainda o programa de atenção à saúde básica, implantado pela prefeitura, que oferece atendimento domiciliar para pacientes com dificuldades de locomoção, e ações associadas à saúde como o trabalho desenvolvido por agentes comunitários de saúde de erradicação do analfabetismo entre jovens e adultos entre as "ações bem-sucedidas" de políticas públicas implantadas na capital.

Ele também registrou a parceria da prefeitura com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para avaliação dos estudantes por meio da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense). Os alunos são avaliados em seus aspectos físico, cultural, sexual e reprodutivo e nutricional, com informações sobre tabagismo, álcool, alimentação inadequada e sedentarismo, entre outras, para posterior implantação de programa de medicina preventiva e curativa.

Outra iniciativa que mereceu o aplauso de Sadi Cassol foi a implantação, pela primeira-dama do estado e deputada estadual Solange Duailibe (PT), do transporte do recém-nascido e da mãe a sua residência.



04/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sadi Cassol elogia sistema de educação integral em Palmas (TO)

Sadi Cassol elogia atuação do prefeito de Palmas na área da educação

Cassol registra inauguração de 'shopping' em Palmas

Sadi Cassol informa que Ferrovia Norte-Sul chegará a Palmas em novembro

Sadi Cassol saúda os 30 anos do PT e diz que Dilma dará continuidade às atuais políticas da área social

Ivo Cassol elogia Plano Estratégico de Fronteiras