Catadores vão receber capacitação para melhorar condições de trabalho
Uma chamada pública lançada nesta semana tem como público alvo instituições de ensino de todo o País, que terão como tarefa elaborar projetos de capacitação de catadores de material reciclável que atuam nas ruas e lixões. A iniciativa, promovida pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE), contará com recursos de R$ 19 milhões e faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria.
De acordo com a assessora da Secretaria Executiva do MDS Jaira Puppim, serão beneficiadas pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e que estejam no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. “A meta é a inclusão social e econômica de 280 mil catadores, com estímulo à geração de ocupação e renda via empreendedorismo, à economia solidária e à oferta de orientação profissional.”
Jaira Puppim ressalta que o esforço do governo federal visa capacitar os catadores e sensibilizar os municípios para contratarem os serviços desses trabalhadores. “O edital possui dois focos: apoiar os catadores ainda isolados e trabalhar os mais organizados ou que estão em redes e que, com pequeno investimento, possam incluir mais catadores.”
De acordo com dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (MNCR), aproximadamente 800 mil trabalhadores se dedicam à coleta, triagem, classificação e beneficiamento desse tipo de material.
Para o coordenador do MNCR, Roberto Rocha, a organização dos catadores traz uma série de benefícios, sobretudo a valorização dos trabalhadores. “Organizando esse trabalho em cooperativas e associações, é possível passar o material coletado diretamente para a indústria, o que valoriza nosso serviço e aumenta a renda per capita.”
O Brasil Sem Miséria propõe incrementar redes de comercialização; capacitar e fortalecer a participação de 60 mil catadores, até 2014; viabilizar a infraestrutura para 280 mil; e atender prioritariamente capitais e regiões metropolitanas, abrangendo 260 municípios.
As instituições interessadas podem encaminhar as propostas até 23 de outubro. Confira o edital completo
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
23/09/2011 19:05
Artigos Relacionados
Aprovado pacto para melhorar condições de trabalho na construção civil
Suplicy comemora renovação de acordo para melhorar condições de trabalho no setor de cana-de-açúcar
Técnicos de assistência rural vão receber capacitação contra trabalho escravo
Instituições do ensino têm até 21 de novembro para elaborar projetos de capacitação de catadores
Catadores do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro receberão capacitação
Governo lança programa para melhorar condições de presídios no próximo dia 5