CCDH vai ampliar a defesa dos direitos coletivos dos cidadãos



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa vai acentuar a divulgação do Relatório Azul em 2002, ampliando o número de cidades onde a obra deverá ser lançada. No ano passado 25 cidades gaúchas participaram do ato. O anúncio foi feito pelo presidente, deputado Roque Grazziotin, do PT. Segundo ele, a comissão está trabalhando para mudar o conceito que a sociedade tem em relação aos direitos humanos. "Eles não são somente individuais, mas também coletivos", explicou Grazziotin.

Essa mudança de mentalidade passará pela edição do relatório azul deste ano, que deve estar concluído até o começo de março. Nele constará o resumo de todos os temas tratados pela comissão no decorrer de 2001. As 30 audiências públicas da CCDH trataram de temas como o racismo, a luta da mulher como agente de transformação e de direitos de trabalhadores de várias categorias.

O deputado Roque Grazziotin destaca que os direitos humanos não podem ser tratados somente como individuais, mas também coletivos. Neste sentido, em 2001, a comissão lançou a cartilha "Direitos Econômicos, Terra, Trabalho e Moradia", e para 2002 prepara o lançamento da cartilha "Direitos Sociais e Culturais".

01/04/2002


Artigos Relacionados


Senado vai premiar cidadãos que se destacaram na defesa dos direitos humanos em 2012

Idosos podem ter mais direitos no desembarque de transportes coletivos

Tramitação de processos sobre tutela de direitos difusos, coletivos e individuais terá mais agilidade

Processos de tutela de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos terão prioridade em relação aos demais

Senado aprova projetos com foco nos direitos dos cidadãos

Cidadãos que residem no outro país têm reciprocidade de direitos