CCJ analisa convocação de dirigentes de agências



Duas propostas de emenda à Constituição que regulamentam a convocação, pelo Congresso Nacional, de dirigentes de agências reguladoras de serviços públicos passarão a tramitar em conjunto no Senado. A decisão foi adotada nesta quinta-feira (21), em Plenário, por meio da aprovação de requerimento apresentado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE).

Uma das propostas é de autoria do próprio Alcântara e a outra, do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ). Na justificação de sua emenda à Constituição, Alcântara lembra a necessidade de se atualizar o texto constitucional diante da criação das agências, cujos titulares, observa, "têm status até superior ao dos ministros de Estado, já que não podem ser demitidos ad nutum" . As duas iniciativas serão analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O Plenário decidiu, ainda, renovar as concessões para as emissoras de rádio Difusora de Xanxerê, de Xanxerê (SC) e Paulista, de Recife (PE), além de outorgar concessão à emissora MR Radiodifusão, de Caxias (MA), e autorizar a execução de radiodifusão comunitária pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Avelinópolis (GO).



21/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada convocação anual de dirigentes de agências reguladoras

CCJ aprova emenda que permite convocação de dirigentes de agências reguladoras

Dirigentes de agências reguladoras podem ficar sujeitos a convocação do Senado e da Câmara

Plenário aprova urgência para proposta de convocação anual de dirigentes de agências reguladoras

CCJ rejeita projeto sobre exoneração de dirigentes de agências

Dirigentes de agências reguladoras podem ser obrigados a prestar contas ao Senado